Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

(Veja a correção na postagem atualizada) Iniciaçao aos modos gregos( Os 4 primeiros modos)

Link com correção:http://helpsdasguitarras.blogspot.com.br/2013/03/correcao-iniciacao-aos-modos-gregos.html


Modos gregos sao a chave para uma improvisaçao. Vamos começar estudando os modos jonio, dorio, frigio e lidio. Primeiro nos vamos aprender os shapes (desenho) dos modos, depois vamos aprender como usa-los.

Bem o modo jonio voce ja aprendeu aqui no meu blog, ele nada mais eh do que a escala maior (T 2 3 4 5 6 7 T). Agora, o dorio, o frigio e o lidio vao derivar da escala maior (modo jonio). Veja:

Jonio (T 2 3 4 5 6 7 T) modo maior
Dorio (T 2 3b 4 5 6 7b T) modo menor
Frigio (T 2b 3b 4 5 6b 7b T) modo menor
Lidio (T 2 3 4# 5 6 7 T) modo maior

Leganda: b = indica que o grau foi dimuido meio tom
# = indica que o grau foi aumenta meio tom

Veja como fica os shapes (desenhos) na imagem:


Bem como a imagem nao ficou muito boa, eu fiz uma legenda...

Legenda: G jonio 3ª casa
A dorio 5ª casa
B frigio 7ª casa
C lidio 8ª casa


Eh bom decorar todos os shapes para depois facilitar o entendimento sobre como usa-los depois. EH BOM SEMPRE TOCAR USANDO OS DEDOS CERTOS E TAMBEM USANDO A PALHETAda ALTERNADA (hora pra cima...hora pra baixo)

4 comentários:

  1. ola fico feliz com o material de modos gregos estou sempre estudando o assunto e ainda tenho que avançar um pouco mais no conhecimento.
    mas estou percebendo que seu lá dórico me parece com problema. sugiro que revise. nas duas últimas digitações, deveria ser XX X XX X
    e não X XX X XX
    como está lá, pois no meu entendimento (que parece correto), o lá dórico usa apenas o F#
    e ele está usando G# e C# sustenido novamente.

    agradeço se der uma verificada. é bem fácil comparando com o fortado do D dórico da escala de C, que é sem acidentes, vc vai ver que o mapa tem que ser repetir nas demais, e isto não está acontecendo neste A dórico, pela minha visualização, que como disse me parece a correta.

    ResponderExcluir
  2. olha dei uma checada realmente não há dúvida, ali precisa de conserto no a dorico, que é do tom de sol, portanto usa de fato apenas o F#. dê uma olhada.

    ResponderExcluir
  3. Claro meu amigo, vc tem toda a razão. Ali houve um erro esquemático. O correto é G e C no Lá dórico, nao G# e C#.

    Peço desculpas, tomarei providencia. Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir